Clube Esportivo Paysandu

O Clube Esportivo Paysandu é um clube de futebol brasileiro sediado na cidade de Brusque em Santa Catarina. Foi fundado em 30 de dezembro de 1918. Atualmente licenciado do futebol profissional, o clube disputou o Campeonato Catarinense de Futebol até 1987. Seus principais títulos foram o Campeonato Catarinense de Futebol da Primeira Divisão em 1956 vencendo por 2x1 na decisão o América de Joinville, e sagrou-se Campeão Catarinense de Futebol da Segunda Divisão em 1986 ao vencer na decisão o Blumenau EC.

Atualmente, o Paysandu possui atividades e equipes de Dominó e Futebol, disputando anualmente vários campeonatos com categoria de base com 170 atletas nas categorias de futebol mirim,infantil, juvenil, além do time amador.

Sede Social

Possui a mais suntuosa e ampla sede social dentre os clubes de Santa Catarina. A "Sede Social Arthur Appel", dentro do "Estádio Cônsul Carlos Renaux", foi reformada, climatizada e modernizada, com investimento superior a 400 mil reais, o salão de eventos possui isolamento acústico. Possui restaurante próprio, salão de eventos, e bar/pub, o salão de eventos comporta até 500 pessoas.

Os últimos presidentes do Paysandú foram Ruy Queluz, Gerhard Appel, Arthur Appel, Walter Aichinger e Carlos Maluche, Ivan José Walendowsky e o atual presidente Valdir Appel.

Jogadores

O Paysandú revelou vários jogadores ao futebol brasileiro. O mais destacado foi o goleiro Valdir Appel, vendido pelo Paysandú ao Vasco da Gama (RJ), tendo sido o goleiro reserva do Vasco no histórico jogo do Gol 1000 de Pelé, em 1969, Vasco 1x2 Santos FC. Passou ainda por América (RJ), Volta Redonda, Bonsucesso, Carlos Renaux, Palmeiras, Alecrim, Goiânia e Sport Recife.

Os Clássicos

O Paysandú é conhecido por sua grande rivalidade com o outro clube brusquense, o Clube Atlético Carlos Renaux. Os clássicos entre as duas equipes eram de extrema combatividade. A rivalidade é tão grande que, nos clássicos, os jogadores do Paysandú, quando vão jogar no estádio do Renaux, o Estádio Augusto Bauer, não usam os vestiários deste. Os jogadores trajam-se no vestiário do Estádio Consul Carlos Renaux, do Paysandú, e seguem andando pela calçada ao campo do rival com os jogadores tendo a companhia dos torcedores na caminhada.

O Mais Querido

Na cidade de Brusque muitos o chamam de "Mais Querido". Isto se deve por uma ampla eleição ocorrida na cidade perguntando aos munícipes para quem torciam (Renaux ou Paysandú) e o Paysandú obteve maior número de votos, sendo assim proclamado como o "Mais Querido" de Brusque, cidade atualmente com 120 mil habitantes.

Nossas Fotos